Header Opcult

Hugo Ribeiro, Flávio Santos, Mario Lima Brasil, Wanessa Ferreira de Sousa, Deise Ramos da Rocha, Marta Martins Pederiva, Marilia Tatiane de Souza Oliveira, Mariana de Paiva Saturnino Silva (OPCULT/IDA/UnB)

Conforme preceitua a Constituição Federal (CF) de 1988, o acesso à educação e cultura deve ocorrer de forma universal, democrática e por meio de políticas de desenvolvimento econômico e social. O Programa Cultura Viva, através dos Pontos de Cultura, possibilitou que áreas populacionais com carências diversas pudessem usufruir de ações civis que ocuparam o papel do Estado no sentido de garantir seus direitos culturais, ao possibilitar aos indivíduos e às coletividades o direito à criação, à fruição, à difusão de bens culturais, além do direito à memória e à participação nas decisões das políticas culturais. Ou seja, desde seu início, o Programa Cultura Viva ampliou-se consideravelmente, atingindo áreas às quais historicamente nunca se deu a devida atenção, seja em termos de saneamento básico, saúde ou, para suas práticas e ações culturais.
A intenção dessa pesquisa foi, portanto, identificar como os Pontos de Cultura atuaram como agentes de mudança, no sentido de propiciar oportunidades e conhecimentos a contextos e grupos socioculturais que não tinham visibilidade, logo, não eram foco de políticas públicas.
A ideia foi criar um projeto piloto que pudesse ser replicado em outras regiões do Brasil. Uma vez que os coordenadores do projeto são diretamente ligados à Universidade de Brasília, nada mais lógico do que iniciar o projeto pela região Centro-Oeste. Dessa forma, como recorte metodológico inicial, escolheu-se todos os Pontos de Cultura do Distrito Federal e quatro Pontos de Cultura em cada um dos demais Estados da região. Em cada um dos demais Estados seria visitado dois PCs na capital do Estado, e dois PCs em duas cidades do interior do Estado, numa distância máxima de 200km (duzentos quilômetros) da capital.
A metodologia foi baseada na pesquisa de campo etnográfica, realizada em cada um dos Pontos de Cultura contatados. Para alcançar esse objetivo, nós contamos com duas bolsistas em nível de mestrado e quatro bolsistas em nível de graduação. As visitas eram realizadas sempre em duplas, quando ocorriam a coleta de dados com membros do Ponto de Cultura visitado, assim como alguns de seus beneficiários.
Os critérios utilizados para analisar o impacto dos Pontos de Cultura em suas comunidades foram baseados nos nove domínios da Felicidade Interna Bruta (FIB). Essa abordagem foi escolhida por permitir uma análise interpretativa, de forma a identificar a melhoria na qualidade de vida daquela comunidade de uma forma geral.
Para a presente pesquisa, cada um dos nove domínios do FIB foi analisado de forma individualizada, para identificar quais conceitos ou palavras-chave poderiam ser detectadas durante as entrevistas realizadas com os participantes dos Pontos de Cultura. O recurso metodológico utilizado para a coleta de dados direta foi a entrevista semiestruturada, baseada num questionário criado previamente. Dessa forma, a entrevista foi intencionalmente direcionada para temas de interesse da pesquisa através de perguntas pré-selecionados, mas com o cuidado de que os entrevistadores não influenciassem na resposta dos entrevistados. A análise das entrevistas ocorreu somente após todo o período de pesquisa de campo, quando a equipe reuniu-se para estudar os textos sobre o FIB, e como aplicá-lo na análise.